O matrim nio do c u e do inferno

Quem refreia o desejo assim o faz porque o seu é fraco o suficiente para ser refreado, e o refreador, ou razão, usurpa-lhe o lugar & governa o inapetente. E, refreando-se, aos poucos se apassiva, até não ser mais que a sombra do desejo.

O matrim  nio do c  u e do inferno

Cristo ensinou que o homem se salva pela fé e pela ética; Swedenborg acrescentou a inteligência; Blake nos impõe três caminhos de salvação: o moral; o intelectual e o estético. Afirmou que o terceiro havia sido pregado por Cristo, já que cada parábola é um poema. Como Buda, cuja doutrina, de fato, era ignorada, condenou o ascetismo. Nos Provérbios do Inferno, lemos: "O caminho do excesso leva ao palácio da sabedoria". Em seus primeiros livros, o texto e gravura tendem a formar uma unidade. Ilustrou admiravelmente o Livro de Jó, a Comédia de Dante e as poesias de Gray. Para Blake, a beleza corresponde ao instante em que se encontram o leitor e a obra, e é uma espécie de união mística. Swinburne, Gilchrist, Chesterton, Yeats e Denis Saurat consagraram-lhe livros. William Blake é um dos homens mais extraordinários da literatura. Jorge Luis Borges Quando William Blake (1757-1827) morreu, a opinião geral era de que ele, embora brilhante, fosse louco. O veredito de Wordsworth era: "Não há dúvidas de que esse pobre homem era louco, mas há algo na loucura dele que me interessa mais que a sanidade de Lord Byron e Sir Walter Scott". Essa mesma opinião era compartilhada por Ruskin, que achou seu estilo "doente e selvagem", mas sua mente "brilhante e arguta". Na presente edição a Iluminuras escolheu duas obras-primas do "Visionário apocalíptico": O Matrimônio do Céu e do Inferno e O Livro de Thel. O Matrimônio do Céu e do Inferno consiste numa sequência de aforismos paradoxais, nos quais Blake estuda a moralidade convencional, proclamando que o homem não se reduz à dualidade alma=bem e corpo=mal, mas que o "homem não tem um corpo distinto da sua alma... energia é a substância vital e vem do corpo...". Blake relembra Milton, afirmando que este era "... um verdadeiro poeta alinhado com o demônio, sem o saber...". Ainda no Matrimônio, Blake passa por uma série de encontros com anjos e profetas e termina com uma evocação do Anjo tornado Demônio "... que é seu amigo particular; nós muitas vezes lemos a Bíblia em seu sentido infernal e diabólico...". O Livro de Thel representa a jovem Thel lamentando a transitoriedade e a mutabilidade às margens do rio de Adona; respondem-lhe o lírio, a nuvem, o verme e a terra, que lhe asseguram que quem ama o humilde aprecia mesmo o mais desprezível. Esta sabedoria relativamente convencional é desafiada no momento em que Thel visita a casa de Clay, vê os leitos dos mortos e ouve "uma voz de tristeza" sussurrar um protesto caracteristicamente blaqueano contra a hipocrisia e a repressão.

More Books:

Reverse Design
Language: en
Pages: 700
Authors: Ana Cristina Broega, Joana Cunha, Helder Carvalho, Manuel Blanco, Guillermo García-Badell, Diana Lucía Goméz-Chacón
Categories: Technology & Engineering
Type: BOOK - Published: 2018-09-25 - Publisher: CRC Press

The collaboration between the Textile Department of the University of Minho and the Brazilian Association of Studies and Research (ABEPEM) has led to an international platform for the exchange of research in the field of Fashion and Design: CIMODE. This platform is designed as a biennial congress that takes place
Um Besouro Contra a Vidraça
Language: en
Pages: 315
Authors: José Guilherme de Araújo Jorge
Categories: Technology & Engineering
Type: BOOK - Published: 1967 - Publisher:

Books about Um Besouro Contra a Vidraça
Devaneios - Vozes em Silêncio cantam em Uníssono
Language: en
Pages:
Authors: António Adelino Gonçalves
Categories: Technology & Engineering
Type: BOOK - Published: - Publisher: Editorial Cumio

Books about Devaneios - Vozes em Silêncio cantam em Uníssono
Gender, Discourse, and Desire in Twentieth-century Brazilian Women's Literature
Language: en
Pages: 208
Authors: Cristina Ferreira Pinto
Categories: Literary Criticism
Type: BOOK - Published: 2004 - Publisher: Purdue University Press

This work studies the poetic and narrative strategies 20th century Brazilian women writers use to achieve new forms of representation of the female body, sexuality and desire, while deconstructing cultural myths of femininity and female behaviour.
Language: en
Pages:

Authors: Cristina Ferreira Pinto
Categories: Literary Criticism
Type: BOOK - Published: - Publisher: Inspirando Sonhos

Books about